Existem jogos com diferentes conteúdos e alguns podem ter efeitos negativos na sociedade. Alguns especialistas acreditam que o vício em videojogos assemelha-se ao vício do álcool ou drogas.
Entre os vários conteúdos expressos em jogos, a violência tem-se relevado o mais alarmante, porque pode provocar danos cerebrais a longo prazo.
Em 2005 foi realizado um estudo na Universidade da Carolina do Norte usando a electroencefalografia (EEG- estudo do registo gráfico que permite medir a amplitude de uma onda específica no cérebro, indicando reacções a estímulos). Assim verificou-se que a resposta a imagens agressivas entre os jovens que frequentemente jogavam videojogos violentos foi menor do que a verificada entre os outros participantes que jogavam jogos que não continham violência.
Entre os vários conteúdos expressos em jogos, a violência tem-se relevado o mais alarmante, porque pode provocar danos cerebrais a longo prazo.
Em 2005 foi realizado um estudo na Universidade da Carolina do Norte usando a electroencefalografia (EEG- estudo do registo gráfico que permite medir a amplitude de uma onda específica no cérebro, indicando reacções a estímulos). Assim verificou-se que a resposta a imagens agressivas entre os jovens que frequentemente jogavam videojogos violentos foi menor do que a verificada entre os outros participantes que jogavam jogos que não continham violência.
Nesse mesmo ano, foi também publicada uma lista dos 10 videojogos mais violentos:
- Resident Evil 4

- Grand Theft Auto: San Andreas
- God of War
- NARC
- Killer 7
- The warriors
- 50cent: Bulletproof
- Crime Life: Gang Wars
- Condemned: Criminal origins
- True Crime: New York City
Alguns países (Alemanha, Venezuela, Austrália, E.U.A.) impõem-se contra a venda de certos videojogos deste tipo, com o objectivo de reduzir a propagação da violência entre as pessoas (principalmente adolescentes).
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